THVJr

terça-feira, 4 de setembro de 2007






Cientistas armazenam 1TB em DVD


A empresa israelense Mempile, com sede em Jerusalém, anunciou que desenvolveu um protótipo de disco ótico tão fino quanto um DVD capaz de armazenar 1 terabyte de dados. Isso foi possível, porque o disco semitransparente conta com 200 camadas de 5GB cada. Com essa capacidade a mídia é capaz de guardar mais de 250 mil MP3s, 115 filmes em alta qualidade de DVD ou 40 de HD, comparou o TG Daily.

De acordo com a companhia, o valor é conseguido usando lasers vermelhos, podendo ser ampliado para 5TB caso haja uma transição para os lasers azuis (usados nos discos de alta definição, como o Blu-ray e o HD DVD).

Ao contrário dos DVDs normais, as camadas não estão agrupadas de forma física, mas virtualmente. A tecnologia utiliza moléculas sensíveis à luz denominadas cromóforos para criar matrizes semelhantes a hologramas e, assim, atingir a capacidade de 1TB.

"De iPods ao Tivo, a quantidade de conteúdo digital gravado e guardado pelos consumidores em suas casas cresce como nunca. O problema é que a informação acaba armazenada em várias ilhas em vários equipamentos assim como também nos PCs, que geralmente funcionam como um repositório central de todos esses conteúdos espalhados, com o risco inerente de o HD sofrer algum dano", disse o CEO da Mempile, Avi Huppert.

"O TeraDisc, pela primeira vez, permite que os usuários armazenem um terabyte de dados em um único disco, do tamanho de um DVD, por uma fração do preço das soluções alternativas no mercado", completou.

A empresa planeja apresentar um protótipo funcional em 18 meses. Um ano depois disso, o TeraDisc deverá chegar ao mercado consumidor, por cerca de US$ 3 mil. Já os discos de 600GB devem variar entre US$ 30 e US$ 50.

Mas o Techtree.com lembra que é melhor a Mempile colocar seu superdisco no mercado o quanto antes, sob risco de ele ser engolido pelos poderosos rivais HD DVD e Blu-Ray.

O site The Future of Things traz uma reportagem completa em inglês sobre a evolução das mídias de armazenamento, além de apresentar uma entrevista com o diretor de tecnologia da Mempile, Ortal Alpert, e a executiva de marketing da companhia, Beth Erez, na qual a dupla comenta mais sobre a tecnologia desenvolvida e os planos da empresa.

0 comentários: