THVJr

Faça (ainda) mais com o navegador da Mozilla (Parte1)

segunda-feira, 24 de setembro de 2007


Quinze dicas não documentadas sobre o Firefox que vão tornar sua experiência na internet mais agradável.

Enquanto o Internet Explorer continua sendo o navegador mais popular, existe uma razão pela qual muitos profissionais de TI – e dentre esses, muitos leitores de PC World – o tenham trocado pelo browser da Mozilla: controle.

O Firefox simplesmente oferece mais caminhos para personalizar a navegação, deixando que você resolva muito mais coisas num tempo menor.

Dentre as inúmeras facilidades que o programa oferece, selecionamos 15 dicas para você extrair o que há de melhor no Firefox, atualmente na versão 2.0.

Mantenha as abas em seu devido lugar.

Uma das características mais apreciadas no Firefox é sua capacidade de exibir múltiplas páginas que você está visitando apenas clicando nas guias ou abas.

Mas você não precisa navegar pela barra de ferramentas para abrir uma nova guia; em vez disso, pressione Ctrl+T para abrir uma nova guia em branco e digitar o endereço (o cursor já estará posicionado na caixa de endereços).

Para abrir um link na nova guia, clique com o botão direito sobre ele e selecione Abrir link em nova guia.

Você pode ter links, que normalmente abririam uma nova janela, em uma nova guia: selecione Ferramentas, Opções e clique no ícone Guia; escolha Nova guia e dê OK.

Para mover-se entre as guias pelo teclado, pressione Ctrl+Tab para abrir as guias à direita; ou Ctrl+shift+Tab para ir à esquerda. Você também pode reorganizar suas abas bastando arrastá-las com o mouse.

Para fechar todas as janelas e só manter uma, clique com o botão direito na página que quer manter aberta e selecione Fechar outras guias.

Se você acidentalmente fechou uma página que não queria, pressione Ctrl+Shift+T para trazê-la de volta.

Ganhe tempo com atalhos

Um jeito infalível de melhorar a velocidade de sua navegação é deixar seu mouse de lado e controlar o Firefox pelo teclado. Aqui estão algumas dicas úteis (mas nem sempre óbvias):

Para entrar a URL ou procurar por um na barra de endereço, pressione Ctrl+L.

Ao digitar um domínio na barra de endereço, não se preocupe em adicionar “.com”. Em vez disso, pressione Ctrl+Enter para inserir esse sufixo e ir para a página desejada. Outros endereços: “.org”, use Ctrl+Shift+Enter; “.net”, Shift+Enter.

Para entrar com os critérios de busca dentro da barra de pesquisa, pressione Ctrl+K. Depois pressione Ctrl e a seta para baixo ou para cima, para escolher a página de pesquisa disponível.

Para procurar textos na página utilizada, pressione Ctrl+F para abrir a caixa Localizar, ou apenas pressione “/” (a tecla da barra) para chegar ao mesmo destino. Qual a diferença? A primeira oferece algumas opções básicas de busca; já o segundo nada além da caixa de texto para entrar com o termo a ser pesquisado. Para localizar a próxima ocorrência, pressione F3.

0 comentários: