THVJr

Faça (ainda) mais com o navegador da Mozilla (Parte2)

terça-feira, 25 de setembro de 2007


Dando andamento nas dicas de utilidades que o FireFox dispõe.

Dois atalhos para ajudar a leitura

Para aumentar e diminuir o tamanho da tela, pressione F11. E para aumentar e diminuir o tamanho da fonte, pressione Ctrl+= e Ctrl+-, respectivamente.

Organize os bookmarks

Se você cria muitos bookmarks, mas não os mantém atualizados, suas páginas marcadas serão tão difíceis de achar quanto páginas desmarcadas.

Bookmarks são mais fáceis de gerenciar se você os coloca em pastas identificadas no menu Bookmarks. Por exemplo, salve enciclopédias online e outros sites referência em uma pasta chamada “Referência”.

Para organizar seus bookmarks, selecione Bookmarks, Organizar Bookmarks, para abrir o assistente. Lá você pode criar novas pastas, arrastar bookmarks para novas localidades e fazer outras mudanças.

Encontre um bom lugar para seus novos Bookmarks

Uma vez que seus bookmarks estão em ordem, você irá mantê-los organizados colocando novos bookmarks em pastas apropriadas.

Quando quiser marcar a página atual, selecione Bookmarks, Criar Bookmark, ou pressione Ctrl+D.

Na caixa de diálogo Adicione Bookmarks, clique na seta do menu para baixo para ver uma lista das pastas em que você tem colocado recentemente bookmarks novos.

Mas se você não vir a pasta desejada, clique na seta para baixo ao lado direito da opção Criar. Isto expande a caixa de diálogo do Adicione Bookmark, permitindo que você selecione qualquer pastas, ou crie uma nova. Quando estiver pronto, clique OK.

Deletar Bookmarks Inativos

Mesmo que organizados bem, uma extensa lista de bookmarks não ajuda se você tiver de ficar procurando o atalho que você necessita.

Se um submenu do Bookmarks tiver muitas entradas, clique com o botão direito e selecione Abrir tudo em guias. Como o nome implica, este comando abre cada Bookmark listado na pasta, em uma aba nova.

Se em alguma aba aparece algo como 404 não encontrado, a página não está mais disponível.

Clique na aba, anote o URL na barra de endereço, e delete o atalho correspondente do menu.

Se você não puder verificar a URL pelo Bookmark, você pode geralmente adivinhar qual está com a conexão ruim, observando quais os outros que estão ao lado dele (as abas abrem na ordem que os Bookmarks estão listados). Ou clique com o direito em Bookmark, selecione Propriedades, e compare o URL no bookmark com o que está na aba.

0 comentários: